sábado, 1 de junho de 2013

ENCONTRO REGIONAL DE COORDENADORES DE POLO DA REGIÃO CENTRO-OESTE E DO ESTADO DO TOCANTINS

A UFG sediou em 28 e 29 de maio de 2013 o Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da região Centro-Oeste e do Estado do Tocantins. O evento reúne coordenadores de  polos de ensino a distância da região e seus respectivos mantenedores (representantes do município ou do Estado responsáveis pela infra-estrutura dos polos), num espaço para discutir questões relativas à manutenção dos polos do sistema da Universidade Aberta do Brasi (UAB), a expansão e operação da modalidade de ensino a distância em todo o país e a relação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) com os polos da região. O evento, promovido pela CAPES, teve o apoio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR\UFG).
O Diretor de Educação a Distância da CAPES, José Carlos Teatini de Souza, declarou que reafirmar a qualidade da EaD infelizmente ainda parece ser necessário aos olhos do grande público, mesmo que existam diversos exemplos para atestar a qualidade de cursos a distância gestados por instituições superiores de ensino, “O primeiro dispositivo que trata da legislação do ensino à distância no Brasil foi proposto em 1972 – no mesmo ano, foi fundada a Universidade Nacional de Educação à Distância da Espanha. Esse dado, somado às centenas de exemplos que certificam a qualidade dos cursos EaD das universidades federais e ao fato de que apenas 25% dos universitários estudam em instituições públicas demonstram que sempre estamos em sintonia com essas práticas há bastante tempo e que o descaso com a Educação a Distância é uma opção política da mídia”, afirmou.
O professor José Teatini esclareceu que a intenção da CAPES com eventos como este é o de aproximar as universidades dos polos que recebem seus alunos, bem como estreitar relações dos polos UAB com as coordenações da CAPES. “Precisamos otimizar o sistema de ensino a distância para democratizar o ensino no país de dimensões continentais como o nosso”. O professor ainda agradeceu  a presença e o apoio das professoras Maria Luisa Furlan e Maria Aparecida Crissi – respectivamente, presidente e vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB – e à UFG por sediar o evento.
O Polo UAB de Sorriso foi representado pelo Coordenador Professor Welton Beraldo  e representando o mantenedor do Polo  (Coordenadora da Secretaria de Educação de Cultura de Sorriso- MT)  Professora Adriana  Reichert. Após terminado os trabalhos, envolvendo as discussões de coordenadores de polos e mantenedores, registrou-se os resultados e foi realizada eleição entre os coordenadores de Polo para escolha de  cinco coordenadores para o encontro nacional em Brasília que ocorrerá em 19, 20 e 21 de novembro de 2013. Haverá ainda encontros regionais em todas regiões do Brasil em datas já agendadas pela CAPES  com apoio de Universidades Públicas antes do encontro Nacional.

O coordenador do  Polo  UAB  de  Sorriso foi  um dos  eleitos   para   participar  do   Encontro Nacional. Na oportunidade de sua participação do evento enfatizou  a importância de divulgar a UAB, citando o trabalho positivo do seu Polo graças a parceria das Universidades UNEMAT e UFMT,  ao apoio recebido da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.  O Polo UAB de Sorriso  agradece a oportunidade de ter participado do evento e espera através da coordenação do Polo UAB de Sorriso representar  bem  os Polos UAB do Centro Oeste e Tocantins no encontro nacional.






Nenhum comentário:

Postar um comentário