segunda-feira, 16 de julho de 2012

1º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DE SORRISO

Em 06 e 07 de julho de 2012, foi realizado em Sorriso- MT, o 1º Encontro de Educação à Distância do município. Nesta ocasião foram convidados os Pólos da Universidade Aberta do Brasil de Mato Grosso. Com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Estadual de Mato Grosso e Instituto Federal de Educação, foi possível termos palestras e grupos de discussão que marcaram de forma positiva nosso evento. O Pólo UAB de Sorriso agradece mais uma vez a todos participantes que abrilhataram com suas presenças contribuindo para o sucesso do encontro.
"O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente“. Nóvoa
 

                                Neste sentido...
O Primeiro Encontro de Educação a Distância de Sorriso -MT situou-se diante das múltiplas entradas e das múltiplas formas de acesso à informação, clamando por um entrejogo criativo, participativo, inovador e dinâmico, onde o desejo e a capacidade de aprender foram considerados o alicerce da formação à distância.
É relevante a capacitação profissional, mas é mais imprescindível a educação para a autonomia, para atitude e responsabilidade diante dos processos de formação acadêmica.



Os escritos, as reflexões e os registros do evento foram marcados conceitualmente pelas ações integradoras em destaque:


Abertura do Evento, com a participação de autoridades locais e estaduais.
Oficialização das atividades.
O Primeiro Encontro de Educação a Distância de Sorriso - MT pautou-se nas atividades ilustrativas:

Professor Pedro Piloni (UFMT)




Tema:    Desenvolvimento humano e integral.



“A realidade virtual é um espaço no qual uma palavra, um toque ou um gesto mudam uma realidade"


Professora Drª Fabíola Sartin
“ A UAB sustenta uma forma de olharmos para nós mesmos. A realidade da formação à distância passa a ser uma espécie de interface entre os seres humanos e os recursos tecnológicos, com a premissa da formação para omercado de trabalho, para a realização pessoal/profissional e ainda, para a democratização da educação superior"


A materialidade para o processo de formação à distância já está dada. As novas comunidades acadêmicas, em escala de aldeia global, discutem juntas os rumos da educação na atualidade. UNEMAT e UFMT, possibilitam inúmeras  possibilidades para o diálogo e para a construção de práticas, mais abertas, de maior qualidade e tecnicamente produtivas.



A realização das metamorfoses mundiais, em termos de produção do  conhecimento acontece numa emergência  sem precedente
Juntas, as instituições discutem temas relevantes  às diversas propostas pedagógicas do cursos em andamento, entrelaçando  objetivos, metas, e experiências que constituem cada realidade representada no evento.



A Universidade Aberta do Brasil é um espaço virtual, em processo de construção, concebido pelo desejo de compartilhar, onde o comunitário  se  evade e o universal emerge para constituir os “coletivos  inteligentes”.



O processo de acompanhamento de tutoria nos Pólos de atendimentos dos cursos da UAB suscitam um convite-compromisso de requalificar o convívio solidário e as práticas orientativas, permitindo  atitude dos tutores diante das realidades e desafios apresentados cotidianamente.
Os Coordenadores dos Pólos, preocupados com os riscos sociais que implicam no andamento dos cursos, discutiram as características das realidades das quais integram e o potencial presente em cada curso, buscando a melhoria da qualidade pedagógica e o bem-estar da comunidade acadêmica, traçando caminhos para o desenvolvimento das ações cotidianas e o fortalecimento das parcerias.

Os acadêmicos confrontaram-se com a fantástica tarefa e exigência de pensar o processo de formação, transformando a realidade dos Pólos em lugares mais atraentes, transfigurando-se de um lugar/ambiente de aprendizagem prazerosa, onde processos cognitivos e processos de vida  são princípios para a formação.




"Dois elementos fundamentais na educação ... são a percepção e a motivação. A percepção é a primeira das qualidades a se trabalhar em um processo educacional. Após a mesma podemos criar compreensão, construir conhecimentos e promover ações adaptativas a um novo mundo, aquele que agora tem esta pessoa dotada de novos conhecimentos e competências. Motivar significa mostrar o motivo para que a ação seja realizada. É clássico que o ser humano só se sente motivado para atender às suas necessidades, e que no processo de aprendizado e desenvolvimento, a motivação é prima do prazer e do sentido." - Eugênio Mussak