sábado, 29 de setembro de 2012

1ª Mostra Científica do Polo UAB - Sorriso


O contexto da Educação Básica no município de Sorriso tem expressado, através das iniciativas docentes, técnicas e administrativas, no âmbito público municipal que é possível construir o conhecimento de forma significativa, plural e multiplicativa.  Os aspectos mencionados caracterizam a emergente atitude dos técnicos dos laboratórios da UAB - Sorriso, que dinamizaram com incentivo da SMEC e da UNEMAT a inserção dos alunos do Ensino Fundamental nos processos de aprendizagem laboratoriais, através de oficinas semanais  na área de Ciências Aplicadas.
De forma dinâmica e participativa os estudantes integraram o projeto de iniciação científica, e a realizaram nos dias 27 e 28 de setembro a I Mostra de Ciências.

Para Richard P. Feynman “o mundo aparece-nos tão diferente depois de  aprender  ciência... Por exemplo as árvores são basicamente feitas de ar. Quando se queimam voltam ao ar  e no calor da chama é libertado o calor da luz do sol que  foi  aprisionado para converter o ar em árvore. Nas cinzas fica a pequena parte restante que não veio do ar mas sim da terra sólida”. E   a ciência não nos ensina nada, a experiência sim, essa é que nos ensina.
 
Partindo da concepção de aula/campo, as oficinas permitiram observar os fenômenos, discutir as observações, realizar experiências pensadas por si ou com a ajuda do professor/técnico do laboratório, descrever e discutir os dados obtidos dessas experiências, de forma a descobrirem por si próprios as respostas para as suas dúvidas.
 

 
Agradecemos a visita das escolas e especialmete aos alunos que participaram do treinamento , orientados pelos professores Luis Carlos e Silvana, responsáveis pelos Laboratórios de Física e Ciências Biologicas do Polo UAB de Sorriso.  Parabéns a todos pelo evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário